Atividades 2014/2




II Encontro da Equipe PIBID UNIABEU

O II Encontro da Equipe PIBID UNIABEU aconteceu no dia 2 de agosto de 2014, das 9h às 12h, no Campus 2, em Nilópolis. 
Os objetivos do Encontro foram avaliar o projeto, organizar as próximas ações e informar sobre mudanças na equipe de coordenadores. O professor Anderson Figueiredo Brandão assumiu a coordenação geral, tendo em vista a nomeação da professora Shirley Carreira para a pró-reitoria acadêmica do Uniabeu; e os professores Cristiane de Moraes e Ronald Apolinário assumiram as coordenações de área dos subprojetos de Letras - Inglês e História, respectivamente.
A coordenadora de área do subprojeto Letras - Português, professora Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso, aproveitou o momento para parabenizar sua equipe pelos diálogos travados no primeiro semestre, que darão direções produtivas na nova etapa. 

  Projeto Escritas de si: rediscutindo identidades através de gêneros textuais

O primeiro projeto didático-pedagógico oferecido por bolsistas de iniciação à docência no Instituto de Educação Carlos Pasquale teve por objetivo geral apresentar aos alunos do IECP gêneros textuais pouco conhecidos por eles, a partir dos dados coletados na avaliação diagnóstica. 
Foram oferecidas quatro oficinas e os principais gêneros trabalhados foram seminário, trailer de filme, diário, letra de música, decreto-lei, debate, obituário e reportagem. 
Além de estudarem as especificidades dos gêneros e as diferenças entre gêneros e tipos textuais, os bolsistas promoveram, através da seleção dos textos e das metodologias aplicadas, debates sobre temas sociais, culturais, éticos e políticos, levando os alunos a relacionarem os textos lidos e produzidos ao contexto da Baixada Fluminense, em um diálogo enriquecedor sobre as identidades culturais percebidas na região.
Ao todo, foram 75 participantes, nos dias 28/8, 4/9, 11/9 e 18/9.

Através do link abaixo é possível acessar os planos das oficinas:

  Projeto A palavra do Nordeste na Baixada Fluminense

Os bolsistas de iniciação à docência que atuam no CIEP 380 Joracy Camargo, aproveitando o envolvimento das turmas com o projeto sobre a região Nordeste promovido pela escola, desenvolveram oficinas sobre gêneros textuais relacionados à cultura nordestina e presentes na construção da região em que se situa a unidade escolar, a Baixada Fluminense. Entre os objetivos da atividade, o reconhecimento das diferenças entre as modalidades oral e escrita e das variações linguísticas nos textos. 
Foram realizadas duas oficinas: no dia 28 de agosto, trabalharam com os gêneros obituário, notícia e repente; já no dia 4 de setembro, com o tipo textual informativo-expositivo e a literatura de cordel. Participaram 107 alunos do Ensino Médio.

Através dos links abaixo é possível acessar os planos das oficinas:
Projeto A palavra do Nordeste na Baixada Fluminense
Oficina 1: gêneros obituário, notícia e repente
Oficina 2: tipo textual expositivo e literatura de cordel



Monitoria de apoio à escrita

Após avaliação das produções textuais realizadas pelos alunos das escolas parceiras durante as oficinas dos projetos "Escritas de si" e "A palavra do Nordeste", os bolsistas de iniciação à docência, com a orientação da coordenadora de área e dos professores supervisores, elaboraram aulas de apoio à redação, a partir da reescrita dos próprios textos dos estudantes.
O objetivo geral das monitorias foi apresentar aos alunos textos produzidos por eles, analisando-os linguisticamente, destacando os principais desvios gramaticais, como coesão e coerência, concordância nominal e verbal, acentuação e pontuação, com o intuito de mediá-los na produção de novos textos de acordo com o uso do bom português.
Foram realizadas três aulas: nos dias 21/10 e 24/10, no IECP; e no dia 8/10, no CIEP 380. Ao todo, participaram 253 alunos do 1o. ano do ensino médio.

Através dos links abaixo é possível acessar os planos das monitorias:
Monitoria de apoio à escrita - CIEP 380 
Monitoria de apoio à escrita IECP 
Exercícios de revisão de texto e análise linguística 

 Projeto Literatura Infantojuvenil: grandes personagens no palco da Baixada Fluminense

Os bolsistas de ID que atuam no IECP realizaram, entre os dias 28/10 e 14/11, uma atividade literária com rodas de leitura e adaptação de contos de fadas clássicos para encenação durante a Semana de Literatura Infantojuvenil promovida pela escola. Trabalharam com os contos "Cinderela", "Os três porquinhos" e "As princesas", propondo aos alunos a transposição para o gênero peça teatral, adaptados à realidade dos moradores da Baixada Fluminense. Foram elaborados três novos roteiros, após leituras e debates sobre questões socioculturais como moradia, sexo, gênero e consumo e a representação de personagens do cotidiano na literatura. 

Participaram das rodas de leitura e da atividade artística 150 alunos do Carlos Pasquale.

Abaixo, os links para acesso ao plano da atividade e os roteiros das peças teatrais:
Projeto Literatura Infantojuvenil: grandes personagens no palco da Baixada Fluminense 
Roteiro das peças teatrais 
 Criação de grupo étnico-racial: encontro com um griot

No dia 13 de novembro de 2014, durante a Semana de Literatura Infantojuvenil do IE Carlos Pasquale, aconteceu um encontro com o poeta griot Macedo, nascido e morador de Nilópolis. A atividade, organizada pelo supervisor Daniel Martins, foi dividida em três momentos: palestra sobre a importância das narrativas orais para a cultura africana e afro-brasileira, pela coordenadora de área, professora Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso;  contação de histórias pelo griot Medeiros; e interlocução com os futuros professores, estudantes do ensino médio e licenciandos em Letras do Pibid/Uniabeu. 
Os objetivos da atividade foram: discutir sobre o valor das narrativas orais para a valorização da diversidade cultural e da manutenção de uma memória coletiva; apresentar o papel do griot  na constituição da identidade brasileira; promover debates sobre a educação étnico-racial e estimular futuros professores a contar histórias que permitam esta reflexão.
O encontro com cerca de 40 estudantes, do curso Normal e do curso de Letras, e as histórias narradas de forma dinâmica pelo poeta local estiveram de acordo com as propostas sugeridas pelas "Orientações e Ações para a educação das relações étnico-raciais", do MEC, no que se refere ao Ensino Médio e às Licenciaturas. O papel das instituições de ensino é capacitar os profissionais da educação para, em seu fazer pedagógico, construir novas relações étnico-raciais, desenvolvendo práticas que alterem a realidade de exclusão e preconceito vividos por boa parte da população brasileira, como o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Uma dos princípios do PIBID também é o respeito à diversidade.

 Projeto Grafitagens nos muros do Joracy Camargo

Sabe-se da necessidade de preservação da cultura oral, escrita e visual brasileira. Pensando nisso, os bolsistas de ID do CIEP 380 Joracy Camargo elaboraram um projeto literário e artístico sobre o gênero grafite e a literatura marginal que tomou uma grande dimensão na escola.
A partir do questionamento "Grafite é um gênero?", discutiram com os alunos as características próprias do grafite e da chamada "literatura marginal" e a relação destes com a constituição das identidades afro brasileira e indígena, também presentes nas áreas que compõem a Baixada Fluminense. Temas como racismo, periferia e diversidade foram colocados em debate e os alunos puderam também produzir seus textos e desenhos, usados posteriormente na atividade de grafitagem dos muros da quadra da escola.
A produção de grafites como forma de expressão artística foi um destaque de todo o projeto, que envolveu, ao fim, grande parte da escola. Participaram, em média, 170 alunos.

Através do link abaixo é possível visualizar o plano da atividade:
Projeto Grafitagens nos muros do Joracy Camargo 


I Seminário Institucional PIBID UNIABEU
O I Seminário Institucional PIBID UNIABEU, "As Escolas em Movimento", aconteceu em 29 de novembro de 2014, das 8h às 13h, no Campus 2 do Uniabeu, em Nilópolis. A abertura foi feita pelo coordenador institucional, professor Anderson Figueiredo Brandão, seguida pela palestra da coordenadora institucional da UFRRJ, professora Sara Fazollo.
Logo após, foram realizadas as mesas redondas e apresentações de trabalhos dos bolsistas de iniciação à docência. 
Programação dos trabalhos do subprojeto Letras - Português: aqui.
Apresentação de trabalho em evento no país

Bolsistas do subprojeto participaram, com apresentação de trabalhos, de dois outros eventos, além do Seminário Institucional. 
Em 28 de novembro, Flávio Christian da Silva, Naiane Rocha e Viviane Bezerra apresentaram a comunicação "A literatura de cordel e o repente: diálogos entre gêneros textuais e identidades na Baixada Fluminense", no I ENEALL - Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas - Desafios da formação em linguagens: saberes e sujeitos, realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
De 8 a 12 de dezembro, os bolsistas de ID Flávio Christian, Nathália Lucas, Priscila Mascarenhas e Thayane Christinne e a coordenadora de área Claudia Fabiana Cardoso apresentaram pôsteres e comunicações no V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A participação no evento está detalhada aqui..

Abaixo, podem ser visualizados os resumos dos trabalhos e os pôsteres:
Resumos dos trabalhos apresentados no ENALIC 2014
Pôster A literatura de cordel e o repente: diálogos entre gêneros textuais e identidades culturais na Baixada Fluminense
Pôster Da iniciação à docência em língua portuguesa do PIBID/UNIABEU à formação de professores do primeiro segmento da educação básica
Pôster Escritas de si: rediscutindo identidades através de gêneros textuais

  Reuniões entre Coordenadora de Área e Bolsistas Discentes - 2014/2
Agosto: dias 7 e 26
Setembro: dias 16 e 25
Outubro: dias 9 e 23
Novembro: dias 6, 13, 18 e 25
Dezembro: dias 4 e 16
Reuniões entre Coordenadora de Área e Supervisores - 2014/2 

Agosto: dia 2
Setembro: dia 18 
Outubro: dia 9
Novembro: dias 11 e 13
Dezembro: dia 4
 Reuniões entre Supervisores e Bolsistas Discentes - 2014/2
CIEP380 - Joracy Camargo
Agosto: dias 7, 14 e 21
Setembro: dias 4,11 e 25
Outubro: dias 1, 8, 16, 23 e 30
Novembro: dias 6, 13 e 27
Dezembro: dia 4
IE Carlos Pasquale
Agosto: dias 5, 12, 19, 26 e 28
Setembro: dias 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 30
Outubro: dias 14, 21, 24, 28 e 31
Novembro: dias 4, 7, 11, 13, 14, 18 e 25
Dezembro: dias 9 e 16
Postagem feita por Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso, coordenadora de área do subprojeto Letras - Português do Pibid Uniabeu/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário