II Encontro da Equipe PIBID UNIABEU
O II Encontro da Equipe PIBID UNIABEU aconteceu no dia 2 de agosto de 2014, das 9h às 12h, no Campus 2, em Nilópolis. Os objetivos do Encontro foram avaliar o projeto, organizar as próximas ações e informar sobre mudanças na equipe de coordenadores. O professor Anderson Figueiredo Brandão assumiu a coordenação geral, tendo em vista a nomeação da professora Shirley Carreira para a pró-reitoria acadêmica do Uniabeu; e os professores Cristiane de Moraes e Ronald Apolinário assumiram as coordenações de área dos subprojetos de Letras - Inglês e História, respectivamente. A coordenadora de área do subprojeto Letras - Português, professora Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso, aproveitou o momento para parabenizar sua equipe pelos diálogos travados no primeiro semestre, que darão direções produtivas na nova etapa. Projeto Escritas de si: rediscutindo identidades através de gêneros textuais
O primeiro projeto didático-pedagógico oferecido por bolsistas de iniciação à docência no Instituto de Educação Carlos Pasquale teve por objetivo geral apresentar aos alunos do IECP gêneros textuais pouco conhecidos por eles, a partir dos dados coletados na avaliação diagnóstica.
Foram oferecidas quatro oficinas e os principais gêneros trabalhados foram seminário, trailer de filme, diário, letra de música, decreto-lei, debate, obituário e reportagem.
Além de estudarem as especificidades dos gêneros e as diferenças entre gêneros e tipos textuais, os bolsistas promoveram, através da seleção dos textos e das metodologias aplicadas, debates sobre temas sociais, culturais, éticos e políticos, levando os alunos a relacionarem os textos lidos e produzidos ao contexto da Baixada Fluminense, em um diálogo enriquecedor sobre as identidades culturais percebidas na região.
Ao todo, foram 75 participantes, nos dias 28/8, 4/9, 11/9 e 18/9.
Através do link abaixo é possível acessar os planos das oficinas:
|
Os bolsistas de iniciação à docência que atuam no CIEP 380 Joracy Camargo, aproveitando o envolvimento das turmas com o projeto sobre a região Nordeste promovido pela escola, desenvolveram oficinas sobre gêneros textuais relacionados à cultura nordestina e presentes na construção da região em que se situa a unidade escolar, a Baixada Fluminense. Entre os objetivos da atividade, o reconhecimento das diferenças entre as modalidades oral e escrita e das variações linguísticas nos textos.
Foram realizadas duas oficinas: no dia 28 de agosto, trabalharam com os gêneros obituário, notícia e repente; já no dia 4 de setembro, com o tipo textual informativo-expositivo e a literatura de cordel. Participaram 107 alunos do Ensino Médio.
Através dos links abaixo é possível acessar os planos das oficinas:
Projeto A palavra do Nordeste na Baixada Fluminense
Oficina 1: gêneros obituário, notícia e repente
Oficina 2: tipo textual expositivo e literatura de cordel
Monitoria de apoio à escrita
Após avaliação das produções textuais realizadas pelos alunos das escolas parceiras durante as oficinas dos projetos "Escritas de si" e "A palavra do Nordeste", os bolsistas de iniciação à docência, com a orientação da coordenadora de área e dos professores supervisores, elaboraram aulas de apoio à redação, a partir da reescrita dos próprios textos dos estudantes.
O objetivo geral das monitorias foi apresentar aos alunos textos produzidos por eles, analisando-os linguisticamente, destacando os principais desvios gramaticais, como coesão e coerência, concordância nominal e verbal, acentuação e pontuação, com o intuito de mediá-los na produção de novos textos de acordo com o uso do bom português.
Foram realizadas três aulas: nos dias 21/10 e 24/10, no IECP; e no dia 8/10, no CIEP 380. Ao todo, participaram 253 alunos do 1o. ano do ensino médio.
Através dos links abaixo é possível acessar os planos das monitorias:
Monitoria de apoio à escrita - CIEP 380
Monitoria de apoio à escrita IECP
Exercícios de revisão de texto e análise linguística
Projeto Literatura Infantojuvenil: grandes personagens no palco da Baixada Fluminense
Os bolsistas de ID que atuam no IECP realizaram, entre os dias 28/10 e 14/11, uma atividade literária com rodas de leitura e adaptação de contos de fadas clássicos para encenação durante a Semana de Literatura Infantojuvenil promovida pela escola. Trabalharam com os contos "Cinderela", "Os três porquinhos" e "As princesas", propondo aos alunos a transposição para o gênero peça teatral, adaptados à realidade dos moradores da Baixada Fluminense. Foram elaborados três novos roteiros, após leituras e debates sobre questões socioculturais como moradia, sexo, gênero e consumo e a representação de personagens do cotidiano na literatura.
Participaram das rodas de leitura e da atividade artística 150 alunos do Carlos Pasquale.
Abaixo, os links para acesso ao plano da atividade e os roteiros das peças teatrais:
Projeto Literatura Infantojuvenil: grandes personagens no palco da Baixada Fluminense
Roteiro das peças teatrais
Criação de grupo étnico-racial: encontro com um griot
No dia 13 de novembro de 2014, durante a Semana de Literatura Infantojuvenil do IE Carlos Pasquale, aconteceu um encontro com o poeta griot Macedo, nascido e morador de Nilópolis. A atividade, organizada pelo supervisor Daniel Martins, foi dividida em três momentos: palestra sobre a importância das narrativas orais para a cultura africana e afro-brasileira, pela coordenadora de área, professora Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso; contação de histórias pelo griot Medeiros; e interlocução com os futuros professores, estudantes do ensino médio e licenciandos em Letras do Pibid/Uniabeu.
Os objetivos da atividade foram: discutir sobre o valor das narrativas orais para a valorização da diversidade cultural e da manutenção de uma memória coletiva; apresentar o papel do griot na constituição da identidade brasileira; promover debates sobre a educação étnico-racial e estimular futuros professores a contar histórias que permitam esta reflexão.
Projeto Grafitagens nos muros do Joracy Camargo
Sabe-se da necessidade de preservação da cultura oral, escrita e visual brasileira. Pensando nisso, os bolsistas de ID do CIEP 380 Joracy Camargo elaboraram um projeto literário e artístico sobre o gênero grafite e a literatura marginal que tomou uma grande dimensão na escola.
A partir do questionamento "Grafite é um gênero?", discutiram com os alunos as características próprias do grafite e da chamada "literatura marginal" e a relação destes com a constituição das identidades afro brasileira e indígena, também presentes nas áreas que compõem a Baixada Fluminense. Temas como racismo, periferia e diversidade foram colocados em debate e os alunos puderam também produzir seus textos e desenhos, usados posteriormente na atividade de grafitagem dos muros da quadra da escola.
A produção de grafites como forma de expressão artística foi um destaque de todo o projeto, que envolveu, ao fim, grande parte da escola. Participaram, em média, 170 alunos.
Através do link abaixo é possível visualizar o plano da atividade:
Projeto Grafitagens nos muros do Joracy Camargo
I Seminário Institucional PIBID UNIABEU
O I Seminário Institucional PIBID UNIABEU, "As Escolas em Movimento", aconteceu em 29 de novembro de 2014, das 8h às 13h, no Campus 2 do Uniabeu, em Nilópolis. A abertura foi feita pelo coordenador institucional, professor Anderson Figueiredo Brandão, seguida pela palestra da coordenadora institucional da UFRRJ, professora Sara Fazollo.
Logo após, foram realizadas as mesas redondas e apresentações de trabalhos dos bolsistas de iniciação à docência.
Programação dos trabalhos do subprojeto Letras - Português: aqui.
Bolsistas do subprojeto participaram, com apresentação de trabalhos, de dois outros eventos, além do Seminário Institucional.
Em 28 de novembro, Flávio Christian da Silva, Naiane Rocha e Viviane Bezerra apresentaram a comunicação "A literatura de cordel e o repente: diálogos entre gêneros textuais e identidades na Baixada Fluminense", no I ENEALL - Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas - Desafios da formação em linguagens: saberes e sujeitos, realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
De 8 a 12 de dezembro, os bolsistas de ID Flávio Christian, Nathália Lucas, Priscila Mascarenhas e Thayane Christinne e a coordenadora de área Claudia Fabiana Cardoso apresentaram pôsteres e comunicações no V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A participação no evento está detalhada aqui..
Abaixo, podem ser visualizados os resumos dos trabalhos e os pôsteres:
Resumos dos trabalhos apresentados no ENALIC 2014
Pôster A literatura de cordel e o repente: diálogos entre gêneros textuais e identidades culturais na Baixada Fluminense
Pôster Da iniciação à docência em língua portuguesa do PIBID/UNIABEU à formação de professores do primeiro segmento da educação básica
Pôster Escritas de si: rediscutindo identidades através de gêneros textuais
Reuniões entre Coordenadora de Área e Bolsistas Discentes - 2014/2
Agosto: dias 7 e 26
Setembro: dias 16 e 25
Outubro: dias 9 e 23
Novembro: dias 6, 13, 18 e 25
Dezembro: dias 4 e 16
Reuniões entre Coordenadora de Área e Supervisores - 2014/2
Agosto: dia 2
Setembro: dia 18
Outubro: dia 9
Novembro: dias 11 e 13
Dezembro: dia 4
Reuniões entre Supervisores e Bolsistas Discentes - 2014/2
CIEP380 - Joracy Camargo
Agosto: dias 7, 14 e 21
Setembro: dias 4,11 e 25
Outubro: dias 1, 8, 16, 23 e 30
Novembro: dias 6, 13 e 27
Dezembro: dia 4
IE Carlos Pasquale
Agosto: dias 5, 12, 19, 26 e 28
Setembro: dias 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 30
Outubro: dias 14, 21, 24, 28 e 31
Novembro: dias 4, 7, 11, 13, 14, 18 e 25
Dezembro: dias 9 e 16
Postagem feita por Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso, coordenadora de área do subprojeto Letras - Português do Pibid Uniabeu/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário